Ações de despejo estão suspensas até final de outubro, decide ministro

Luís Roberto Barroso justificou que a pandemia voltou a registrar alta

Publicado em 30/06/2022 - 21:46 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

As ações de despejo e desocupação em todo o país vão permanecer suspensas até o dia 31 de outubro. O prazo terminaria nesta quinta-feira, mas foi prorrogado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, devido à pandemia de covid-19.

Barroso justificou que, após um período de queda, no mês de junho a pandemia voltou a registrar subida nos números de novos casos e de mortes. O ministro destacou que, do dia 19 a 25 de junho, o Brasil teve a semana epidemiológica com mais casos desde fevereiro deste ano.

Ainda de acordo com Luís Roberto Barroso, se, até outubro, os números melhorarem, deve ser adotado um regime de transição para as medidas de despejo e desocupação. O ministro acrescentou que a nova data evita a coincidência com o período eleitoral.

Como a decisão foi somente de Barroso, ele pediu ao presidente do STF, Luiz Fux, que leve o caso a julgamento em uma sessão extraordinária do Plenário Virtual da corte.

 

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Cláudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Segurança

Morre turista norte-americano baleado no Rio de Janeiro

Joseph Thomas estava hospedado na zona norte carioca quando foi baleado no último dia 09, quando acontecia um tiroteio entre milicianos e traficantes no Morro do Fubá, que fica naquela região.

Baixar arquivo
Justiça

Operação Espelho Branco prende quadrilha de tráfico de drogas no Ceará

Ao todo, 60 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e outros seis mandados de prisão temporária. Os suspeitos tiveram bloqueio de contas e sequestro de imóveis de luxo em valores superiores a R$ 5 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Morre frentista internado após explosão de carro com gás natural no RJ

Outras quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

O modelo  “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Baixar arquivo