TSE decide sobre candidaturas para governador e senado em coligações

Publicado em 22/06/2022 - 23:43 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os partidos que estiverem coligados para a eleição de governador em outubro não podem se coligar com outros partidos para lançar candidatos ao Senado. Se as legendas não quiserem apoiar um mesmo nome para senador, podem lançar apenas candidaturas individuais.

A decisão foi tomada no julgamento dessa terça-feira, no Tribunal Superior Eleitoral, por 4 votos a 3. O ministro Mauro Campbell Marques foi o autor do voto vencedor. Para ele, essas regras ajudam os políticos eleitos a governar.

Entre as regras que melhoraram esse ambiente político, Campbell Marques citou a manutenção das eleições proporcionais, que valorizam o papel dos partidos políticos; a proibição de coligações para as eleições proporcionais e a regulamentação da formação das federações partidárias. Diferentemente das coligações, que podem ser desfeitas logo após a eleição, os partidos federados precisam permanecer juntos por, pelo menos, quatro anos.

Também na sessão dessa terça, o TSE lançou o Sistema de Alerta contra desinformações sobre o processo eleitoral. Se você receber alguma notícia falsa - fake news -, pode denunciar ao tribunal no endereço tse.jus.br/sistema-de-alerta.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo