Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

Publicado em 05/07/2022 - 23:24 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA -  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro.

O acordo é o segundo assinado pelo tribunal com entidades internacionais. Na semana passada, o TSE e o Parlasul - Parlamento do Mercosul firmaram parceria para o envio de uma missão com representantes da entidade para observar o cumprimento das normas eleitorais, das etapas do processo eleitoral e a imparcialidade na organização da eleição.

Segundo o TSE, a missão será independente para colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro.

A participação de observadores internacionais nas eleições já foi utilizada em outras eleições no país. Em 2018 e 2020, missões da OEA acompanharam a realização da votação.

O TSE pretende autorizar o envio de missões de outras entidades que também foram convidadas para atuar como observadoras das eleições.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Agência Brasil

Últimas notícias
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Mara Régia

A jornalista, publicitária e radialista, Mara Régia, é uma das vozes mais importantes e reconhecidas da rádio na região Norte do país e foi uma comunicadora pioneira nas questões ambientais e de gênero. 

Baixar arquivo
Esportes

CBAt convoca atletas para o Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona

Oito atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, quatro no masculino e quatro no feminino. 

Baixar arquivo
Geral

Ciclone extratropical provoca ventania de mais de 90 Km/h no Rio

A cidade do Rio de Janeiro amanheceu esta quinta-feira com ventos fortes, que provocaram queda de árvores, arrastaram grades de proteção de obras e jardins.

Baixar arquivo