O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta terça-feira, um balanço da Operação Guardiões do Bioma, que combate o garimpo ilegal e outros crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Segundo o ministério, entre 5 de julho e o último domingo, foram apreendidas quase 24 toneladas de minérios e 36 aeronaves, com a prisão de 25 pessoas e a aplicação de 119 autos de infração. Além disso, foram apreendidos ou destruídos 15 mil litros de combustíveis e 119 munições. Mais de 700 atendimentos de saúde também foram realizados na região.
O indígena Júnior Yanomami, do Conselho Distrital de Saúde Indígena da Terra Yanomami, afirma que a operação ajudou, mas ainda é insuficiente para conter a invasão de garimpeiros.
O membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena informou ainda que o posto de saúde da Terra Yanomami ainda está fechado e mais de 12 mil indígenas estão sem atendimento.
A Terra Yanomami em Roraima, a maior terra indígena demarcada do país, tem sido alvo de invasões de garimpeiros e madeireiros ilegais. Essa terça-feira, 9 de agosto, é o dia Internacional dos Povos Indígenas.