Rio: Justiça mantém prisão do contraventor Rogério de Andrade

Publicado em 06/08/2022 - 13:47 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após audiências de custódia, a Justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão preventiva do contraventor Rogério de Andrade e do filho dele Gustavo de Andrade. Os dois foram detidos, na quinta-feira, durante operação da Gaeco, Grupo Especial de Atuação no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público. Eles são acusados de liderar um grupo que explora o jogo do bicho e outros jogos de azar.

O juiz Rafael de Almeida Rezende, que analisou a prisão de Rogério, avaliou que o mandado de prisão foi regularmente expedido e está dentro do prazo de validade. Com isso, a decisão deve ser mantida.

No caso de Gustavo de Andrade, o juiz Alex Quaresma Ravache também considerou que o ato prisional e o mandado de prisão estão regulares. Dessa forma, um recurso pela sua liberdade deve ser dirigido ao juiz do caso.

A operação do Gaeco visava cumprir um mandato em aberto contra Gustavo, que estava foragido desde maio. O pai dele, Rogério de Andrade, também foi arrolado na mesma denuncia. Mas, o mandato contra ele foi revogado no início de agosto por decisão do Supremo Tribunal Federal. Ambos estavam em uma casa da família em Itaipava, na região Serrana do Rio, e, ao vasculhar a residência, os agentes disseram que novas provas contra Rogério foram encontradas, o que motivou um novo pedido de prisão, aceito pela Justiça.

Rogério de Andrade é sobrinho de Castor de Andrade, o contraventor que dominou o jogo do bicho no Rio dos anos 70 a 90. Após a sua morte, de acordo com as investigações, a liderança da organização começou a ser disputada por Rogério e pelo genro de Castor Fernando Ignácio, assassinado há cerca de dois anos. O autor dos disparos acusou Rogério de Andrade de ser o mandante do crime.

 

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Caminhoneiros começam a receber benefício emergencial na terça-feira

O pagamento vai ser de duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, totalizando R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação é lançada pelo Ministério da Saúde

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo
Saúde

Agosto Branco alerta para doença silenciosa: o câncer de pulmão

Desde 1985 ele é o primeiro câncer em mortalidade do mundo. No Brasil, desponta como o segundo mais comum em homens e mulheres. E o cigarro eletrônico, uma moda crescente no país, preocupa ainda mais os especialistas pelo risco de desenvolver a doença.

Baixar arquivo
Justiça

PGR diz que processos na internet ferem direito à proteção de dados

Sites de buscas que dão amplo acesso a processos trabalhistas e criminais na internet ferem o direito à proteção de dados. Pelo menos esse é o entendimento do Procurador-Geral da República. Augusto Aras enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Hélio do Soveral

Radialista, escritor e roteirista, Hélio do Soveral criou sketches, novelas e séries que entraram para a história do rádio no Brasil.

Baixar arquivo
Cultura

Centenário Moinho Fluminense será reformado para espaço multiuso

A antiga fábrica, que ocupa quatro quadras, vai abrigar escritórios, restaurantes, comércio e atrativos culturais, como exposições, shows e eventos.  

Baixar arquivo