TSE: Representantes das Forças Armadas analisam código fonte das urnas

Publicado em 03/08/2022 - 19:29 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Representantes das Forças Armadas passaram essa quarta-feira em uma sala do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, para analisar o código-fonte de urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições deste ano.

O código-fonte é a linguagem de programação de um software, que dá as instruções para que o sistema funcione.

O TSE liberou o acesso de militares ao código-fonte das urnas após o Ministério da Defesa enviar um documento na última segunda-feira com um pedido de urgência para a visita.

Nenhum dos representares dos militares conversou com a imprensa..

A abertura do código-fonte para inspeção é uma das etapas realizadas pelo TSE para garantir a Transparência Eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas. Ela é realizada antes de cada eleição.

O convite para a inspeção do sistema das urnas foi feito a todas as entidades fiscalizadoras, desde outubro do ano passado. Foi feito a membros do governo, partidos políticos e instituições, como a OAB e universidades. As próprias Forças Armadas também foram convidadas na época.

O código-fonte já foi verificado, por exemplo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Senado Federal e a Polícia Federal.

O Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União chegaram a passar três dias realizando a análise do código-fonte. A inspeção pelo PTB, o Partido Trabalhista Brasileiro, está em andamento.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo