TSE: Representantes das Forças Armadas analisam código fonte das urnas

Publicado em 03/08/2022 - 19:29 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Representantes das Forças Armadas passaram essa quarta-feira em uma sala do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, para analisar o código-fonte de urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições deste ano.

O código-fonte é a linguagem de programação de um software, que dá as instruções para que o sistema funcione.

O TSE liberou o acesso de militares ao código-fonte das urnas após o Ministério da Defesa enviar um documento na última segunda-feira com um pedido de urgência para a visita.

Nenhum dos representares dos militares conversou com a imprensa..

A abertura do código-fonte para inspeção é uma das etapas realizadas pelo TSE para garantir a Transparência Eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas. Ela é realizada antes de cada eleição.

O convite para a inspeção do sistema das urnas foi feito a todas as entidades fiscalizadoras, desde outubro do ano passado. Foi feito a membros do governo, partidos políticos e instituições, como a OAB e universidades. As próprias Forças Armadas também foram convidadas na época.

O código-fonte já foi verificado, por exemplo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Senado Federal e a Polícia Federal.

O Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União chegaram a passar três dias realizando a análise do código-fonte. A inspeção pelo PTB, o Partido Trabalhista Brasileiro, está em andamento.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo