CBF pode responder por maus-tratos após retirar gato de coletiva

Publicado em 12/12/2022 - 22:02 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CBF pode responder por maus-tratos de animais. O tratamento dado a um gato durante uma coletiva de imprensa na copa do mundo do Catar motivou uma ação na justiça.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa do animal e outras ONGs que lutam pelo direito dos animais entraram com uma ação civil pública contra a CBF em função do episódio em que um assessor de imprensa da confederação tirou da mesa um gatinho que apareceu no meio da coletiva. Mas fez de isso de uma forma controversa, apanhando o gato pelo dorso e atirando ele para longe. Sentados à mesa estavam o assessor e o jogador Vini Junior.

Na ação eles pedem retratação pública e o pagamento de multa de R$ 1 milhão.

Num post nas redes sociais o fórum explicou que o objetivo da ação é pedagógico. Na nota eles afirmam que "promover mudança na sociedade” faz parte dos valores da instituição e que não é possível normalizar situações de violação ao direito dos animais.

A nota também esclarece que se o pedido de indenização for acatado pela justiça, o dinheiro não vai para as ONGs que assinam a ação, mas para um fundo federal ou estadual onde possa ser usado para benefício da coletividade.

Nós entramos em contato com a CBF para comentar a ação e não tivemos retorno.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo