Ex-deputado Fernando Cury começa a ser julgado, em São Paulo
Começou o julgamento do ex-deputado estadual por São Paulo, Fernando Cury. Ele responde a um processo por importunação sexual contra a também ex-deputada estadual, Isa Penna.
Em dezembro de 2020, ele apalpou os seios da colega durante uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). A cena foi registrada pelo sistema de câmeras da casa.
Nesta quarta-feira, a Justiça de São Paulo ouviu Isa Penna, como vítima do caso, e também uma testemunha de acusação, a ex-deputada estadual, Érica Malunguinho.
O caso está sendo julgado pela juíza Danielle Galhano, da 18a Vara Criminal do Foro da Barra Funda. Os depoimentos foram prestados por videoconferência.
A próxima audiência do caso foi marcada para o dia 10 de agosto. Há, pelo menos, mais quatro testemunhas de acusação a serem ouvidas. Também é esperado o depoimento do atual presidente da Alesp, André do Prado, do PL.
Fernando Cury foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo em abril de 2021. Ele chegou a ter o mandato de deputado suspenso por 180 dias pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. O caso também resultou na expulsão de Cury do Cidadania, seu partido na época.
Ele tentou a reeleição pelo União Brasil, mas não conseguiu os votos necessários.