STF chega ao placar de 4 a 2 contra o Marco Temporal

Publicado em 31/08/2023 - 19:50 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal chegou ao placar de 4 a 2 contra o Marco Temporal pra demarcação das terras indígenas. O julgamento foi retomado nesta quinta-feira (31).

Na sessão, o ministro André Mendonça finalizou o voto dele, iniciado na quarta, a favor do Marco Temporal, empatando o placar em 2 a 2. Por esse entendimento, os povos indígenas só teriam direito às terras que eles já ocupavam ou disputavam na justiça em 5 de outubro de 1988, ano da promulgação da Constituição. 

Na sequência, o ministro Cristiano Zanin votou contra a tese do marco temporal. Para o ministro, a Constituição de 1988 reconheceu que o direito dos indígenas às suas terras tradicionais é anterior ao próprio sistema constitucional.

O ministro Cristiano Zanin defendeu também a indenização por parte da administração pública pra não indígenas de boa-fé no caso de eventuais desapropriações. Não só pelas benfeitorias, mas também pelos danos provocados pelo poder público.

Na sequência o ministro Luís Roberto Barros votou contra o Marco Temporal e reforçou as propostas de Zanin quanto às indenizações.

Os votos de Barroso e de Zanin somaram-se aos do relator Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que são contrários ao marco temporal.  Já André Mendonça e Nunes Marques concordaram com a tese, chegando ao placar de 4 a 2.

O julgamento foi interrompido e deve ser retomado na semana que vem, com os votos de Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e da presidente, Rosa Weber.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Assunto também entrou a pauta do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira. Essequibo é uma região da Guiana objeto de disputa com a Venezuela há mais de um século. Agora, Maduro quer anexar o território.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Eliminação dos combustíveis fósseis ainda em disputa na COP 28

O conteúdo do documento está em negociação entre os países, que devem apresentar a versão final no dia 12, quando acaba a Conferência.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

De acordo com os pesquisadores, o imunizante é composto pelo vírus inativado, uma plataforma considerada mais segura para aplicação em gestantes. Os testes pré-clínicos vão verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas.

Baixar arquivo
Segurança

SP: operação prende 24 pessoas em central telefônica acusada de golpes

De acordo com investigação da Polícia Civil de São Paulo, os golpistas se identificavam como funcionários de grandes empresas de telefonia e entravam em contato com comerciantes.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil alerta que área sobre mina da Braskem continua afundando

O relatório aponta não haver estabilização do solo no bairro Mutange, em Maceió, e também há insegurança de prédios de bairros vizinhos. A principal recomendação é para que a população não transite na área desocupada. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.  

Baixar arquivo