Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Publicado em 29/02/2024 - 21:25 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 01/03/2024 - 06:17

Especialista aponta risco de invalidação de direitos trabalhistas com decisão do Supremo Tribunal Federal. A Corte já formou maioria para que a discussão sobre vínculo de trabalho entre motoristas e aplicativos valha para todos os casos em tramitação na justiça, a conhecida repercussão geral.

Os ministros decidem a questão, em plenário virtual, até esta sexta-feira (01). Depois disso, o STF vai analisar o caso concreto do reconhecimento ou não de vínculo trabalhista entre um motorista e uma empresa de aplicativo.

O professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Carelli, aponta o risco para que a decisão afete todos os trabalhadores, e não só o caso de motoristas por aplicativos.

“Essa decisão ultrapassa os trabalhadores de plataformas e vai atingir todos os trabalhadores brasileiros, pelo menos potencialmente. O vínculo empregatício se torna optativo, se torna facultativo, e, como sabemos, em direito do trabalho, na verdade vai acontecer uma imposição da empresa, de um determinado modelo. Isso é destruição do direito do trabalho e o Brasil será o único, será párea no mundo das relações de trabalho”, avalia.

O jurista organizou uma carta, com a assinatura de mais de 500 pesquisadores em direito, do Brasil e do mundo, alertando sobre o risco do julgamento do STF retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação de trabalho.

“É a intenção justamente dessa decisão com efeito vinculante, impedir à justiça do trabalho que reconheça vínculos empregatícios observando os fatos. Então, muito provavelmente, a decisão sobre o trabalho em plataforma, vai ampliar para todas as relações de emprego, dizendo que a justiça do trabalho deverá observar o contrato, em detrimento dos fatos”, pondera.  

O professor da UFRJ diz que a decisão é uma nova reforma trabalhista.

“Essa é e será, se assim continuar, a reforma trabalhista mais profunda que se conhece desde o século 20. A reforma trabalhista que vai ser mais profundamente ultraliberal e que mais vai retirar direitos trabalhistas de todos os tempos. O Brasil é único, isso é uma verdadeira jabuticaba brasileira. Nenhum país tem um quadro jurídico que o Supremo está desenhando para o Brasil”, critica.  

A decisão do STF pode retirar da justiça do trabalho a competência de reconhecer a relação de trabalho entre empregados e plataformas, independentemente do setor econômico e do tipo de controle que a empresa exerce sobre os trabalhadores.

Para os pesquisadores que assinam o manifesto, a tese viola a lei brasileira, além de recomendações internacionais.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Conab deve realizar outro leilão para compra de arroz

O leilão realizado na última semana foi anulado, por dúvidas de que as empresas vencedoras teriam capacidade financeira e técnica para entregar o arroz. De acordo com o governo, um novo edital será publicado, com mudanças nos mecanismos de transparência e segurança jurídica, mas ainda não há data definida.

Baixar arquivo
Política

Pacheco devolve Medida Provisória que altera regras do PIS/Cofins

O presidente do Congresso Nacional diz que a medida não preenche requisito de urgência nem obedece à carência mínima para alterações tributárias, a chamada noventena.

Baixar arquivo
Geral

Ação no Complexo da Maré deixa, pelo menos, quatro mortos

Pistas da Linha Amarela e da Linha Vermelha chegaram a ser bloqueadas. Um ônibus também foi incendiado na Avenida Brasil. Além disso, 40 escolas municipais tiveram suas atividades afetadas e unidades de saúde interromperam o atendimento.

Baixar arquivo
Internacional

Hunter Biden, filho de Joe Biden, é condenado por posse de arma

A compra foi feita em 2018, quando Hunter Biden era viciado em crack e álcool. Como presidente, Biden pode perdoar o crime de Hunter, mas disse que não irá fazê-lo.

Baixar arquivo
Internacional

Israel pode ter cometido crimes de guerra ao resgatar reféns, diz ONU

A operação aconteceu no final de semana e deixou, ao menos 270 palestinos mortos. Hoje, o Hamas informou aceitar os termos da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, sobre um cessar-fogo em Gaza. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Botafogo x Fluminense

A bola rola ainda para mais três jogos nesta terça. Atlético Goianiense x Corinthians, em Goiânia. Juventude x Vitória, em Caxias do Sul. E Bragantino x Atlético-MG, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo