Justiça restitui mandato a presidente de conselho da Petrobras

Publicado em 17/04/2024 - 09:34 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pietro Adamo Sampaio Mendes vai reassumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras.

A decisão, proferida pelo desembargador Marcelo Mesquita Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, na noite desta terça-feira, derrubou os efeitos da primeira instância, da 21ª Vara Cível Federal, que havia retirado Pietro do cargo.

O afastamento acatou a ação movida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira, do Novo, que questionava a legalidade da presença dele no conselho da estatal. No entanto, a Advocacia Geral da União recorreu.

Agora, Pietro Adamo voltará a presidir o Conselho de Administração da Petrobras, cargo que exercia há um ano. Ele também responde pela Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Justamente por isso,  na decisão da 1ª. instância, o juízo apontou conflito de interesses entre o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras. 

No entanto, o desembargador Marcelo Mesquita Saraiva entendeu que não existe o apontado conflito de interesses na indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes para exercer as duas funções simultaneamente.

Em nota, a Petrobras informou que continuará defendendo a higidez de seus procedimentos de governança interna e que fatos julgados relevantes sobre o tema serão imediatamente divulgados ao mercado.

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo