logo Radioagência Nacional
Justiça

Dino homologa plano de trabalho da AGU e libera pagamento de emendas

Com as medidas será possível saber os autores e os dados das emendas
Baixar
Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional
26/02/2025 - 20:31
Brasília
Brasília (DF), 10/09/2024 - Ministro Flavio Dino durante sessão da Primeira Turma e eleição do Ministro Zanin como novo presidente da turma. Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

O ministro Flávio Dino decidiu, nesta quarta-feira, homologar o plano de trabalho que a Advocacia -Geral da União enviou ao STF. O documento trata sobre as transferências de recursos determinadas pelos deputados e senadores nas emendas parlamentares.

Dino também suspendeu a audiência de conciliação prevista para esta quinta-feira, já que o plano agora segue para aprovação de todos os ministros no plenário do Supremo.

Flávio Dino ressaltou que não existem empecilhos para execução das emendas parlamentares, salvo: impedimentos técnicos já identificados; suspensão em face às auditorias da CGU em ONGs e entidades do terceiro setor; recursos para saúde que não estejam em contas criadas para este fim; as emendas pix sem plano de trabalho; e emendas que não constam atas de reuniões do Congresso com a identificação de autoria.

No plano de trabalho encaminhado ao STF nesta quarta-feira, a Advocacia Geral da União apresentou as melhorias já realizadas no Portal da Transparência e um cronograma de adequações a serem realizadas. Assim, será possível detalhar dados sobre as emendas, com identificação nominal dos parlamentares solicitantes e apoiadores a partir de 2025.

A ferramenta ainda vai integrar os dados das emendas com a relação de convênios realizados com entes públicos ou privados, além da localidade de aplicação de recursos.

As informações sobre as emendas dos anos anteriores também serão inseridas no sistema, para a identificação de solicitantes e rastreio dos destinatários.

 

x