logo Radioagência Nacional
Justiça

Tribunais eleitorais promovem campanha de combate à desinformação

Ações educativas do TSE e TREs ocorrem durante a semana
Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
03/08/2026 - 09:06
Brasília

TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica
© Antonio Augusto/Ascom/TSE

Ações para combater desinformação e aproximar a população das urnas acontecem a partir desta segunda até domingo.

O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais vão realizar demonstrações da urna eletrônica, atividades educativas, visitas guiadas, campanhas e eventos abertos ao público.

O objetivo é fortalecer a confiança no sistema eletrônico de votação e estimular a participação cidadã, principalmente dos jovens.

Nesta segunda, um destaque da programação é a abertura de uma urna em uma escola da Capital Federal.

No decorrer da semana, uma campanha na internet, inclusive com o apoio de influenciadores digitais, vai tirar dúvidas e explicar como a eleição funciona.

Ainda estão previstas visita ao Museu do Voto e uma demonstração da urna na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília, onde a população poderá testar o equipamento.

No próximo domingo, dia 9, para fechar as atividades, o TSE promove a Corrida pela Democracia para incentivar a participação da população.

As eleições gerais acontecem em outubro: dia 4 o primeiro turno e dia 25 o segundo turno, se houver.

x