Justiça suspende certificado de sustentabilidade de duas madeireiras que atuam no Pará

Pará

Publicado em 14/10/2019 - 20:31 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Uma decisão liminar de 2017 foi confirmada este mês pela Justiça Federal e manteve a suspensão do certificado internacional de sustentabilidade socioambiental de duas empresas madeireiras, a Ebata e a Golf.

 

Elas atuam mediante concessão pública na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Oeste do Pará. Foram acusadas pelo Ministério Público de degradar um canal que liga o Lago do Acari ao rio Trombetas, na Calha Norte paraense. O bloqueio de áreas de pesca teria colocado em risco a segurança alimentar das comunidades da região.

 

Na sentença que suspende a certificação, o juiz federal Érico Pinheiro condena as empresas a recuperar as áreas degradadas e a pagar R$ 100 mil cada uma, a título de indenização por danos morais coletivos. Outra providência exigida pelo juiz é a realização de campanhas publicitárias em favor de comunidades tradicionais e do meio ambiente.

 

O Imaflora, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, também foi considerado co-responsável pelos danos. O instituto chegou a suspender a certificação das duas madeireiras em fevereiro de 2015, mas voltou atrás na decisão cinco meses depois.

 

O Ministério Público Federal acusa o Imaflora de ignorar a construção de uma estrada que teria aterrado um igarapé, muito usado para a pesca pelos ribeirinhos e com valor mítico para as comunidades.

 

Procuramos as empresas Ebata e Golf, mas até o término desta reportagem, não obtivemos retorno. Em nota à imprensa, o Imaflora afirma que vai recorrer da decisão judicial. O instituto, que é uma associação civil sem fins lucrativos, é quem concede a certificação. Para ele, as ações corretivas já foram implementadas.

Últimas notícias
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo