Ministro de Minas e Energia diz que vazamento não afetará leilões de petróleo

Ministro de Minas e Energia

Publicado em 29/10/2019 - 18:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira que não faltam recursos para combater o vazamento de petróleo no Nordeste.

 

As manchas de óleo começaram a chegar às praias no fim de agosto, e atingiram mais de 200 localidades em todos os estados da região. Desde então, foram recolhidas mais de 1 mil toneladas do produto, que ainda tem origem desconhecida, numa extensão de 2,5 mil quilômetros. Diante disso, o ministro também não vê prejuízo político para o governo por causa do vazamento.

 

“O governo está fazendo tudo o que lhe compete para minimizar os danos, fazendo uma investigação séria para tentar descobrir a origem. Mas o mais importante agora é minimizar os danos. Ele também está adotando algumas políticas públicas em defesa, por exemplo, dos pescadores no Nordeste, e prestando todo o apoio aos governos estaduais e municipais”.

 

Albuquerque participou nesta terça feira de uma conferência internacional de petróleo e gás que está sendo realizada no Rio de Janeiro, e acrescentou que o episódio não afeta as previsões de leilões de novas áreas de exploração.

 

O ministro inclusive espera grande concorrência para as rodadas, marcadas para os dias 6 e 7 de novembro. Primeiro o governo vai ceder os direitos de exploração dos excedentes da cessão onerosa feita à Petrobras em 2010, em quatro áreas na bacia de Santos. No dia seguinte, faz a sexta rodada de partilha do pré-sal, ofertando quatro áreas na bacia de santos e uma na bacia de Campos.

 

“Como nós sabemos, esse óleo que foi encontrado nas praias do Nordeste não é de origem brasileira, então não tem nada a ver com a atividade de óleo e gás no Brasil, com os leilões. Eles vão continuar sendo realizados normalmente, dentro do planejamento que nós temos. Os dois leilões que já realizamos nesse ano foram um sucesso, e nós temos perspectivas muito positivas para os outros dois leilões que serão realizados na próxima semana”.

 

A sexta rodada também já é recorde em empresas interessadas, com 17 companhias credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo. Vencerão os consórcios as que oferecerem a maior porcentagem de óleo produzido para a União, que também recolhe os bônus de assinatura pela autorização para a exploração.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo