Ministro de Minas e Energia diz que vazamento não afetará leilões de petróleo

Ministro de Minas e Energia

Publicado em 29/10/2019 - 18:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira que não faltam recursos para combater o vazamento de petróleo no Nordeste.

 

As manchas de óleo começaram a chegar às praias no fim de agosto, e atingiram mais de 200 localidades em todos os estados da região. Desde então, foram recolhidas mais de 1 mil toneladas do produto, que ainda tem origem desconhecida, numa extensão de 2,5 mil quilômetros. Diante disso, o ministro também não vê prejuízo político para o governo por causa do vazamento.

 

“O governo está fazendo tudo o que lhe compete para minimizar os danos, fazendo uma investigação séria para tentar descobrir a origem. Mas o mais importante agora é minimizar os danos. Ele também está adotando algumas políticas públicas em defesa, por exemplo, dos pescadores no Nordeste, e prestando todo o apoio aos governos estaduais e municipais”.

 

Albuquerque participou nesta terça feira de uma conferência internacional de petróleo e gás que está sendo realizada no Rio de Janeiro, e acrescentou que o episódio não afeta as previsões de leilões de novas áreas de exploração.

 

O ministro inclusive espera grande concorrência para as rodadas, marcadas para os dias 6 e 7 de novembro. Primeiro o governo vai ceder os direitos de exploração dos excedentes da cessão onerosa feita à Petrobras em 2010, em quatro áreas na bacia de Santos. No dia seguinte, faz a sexta rodada de partilha do pré-sal, ofertando quatro áreas na bacia de santos e uma na bacia de Campos.

 

“Como nós sabemos, esse óleo que foi encontrado nas praias do Nordeste não é de origem brasileira, então não tem nada a ver com a atividade de óleo e gás no Brasil, com os leilões. Eles vão continuar sendo realizados normalmente, dentro do planejamento que nós temos. Os dois leilões que já realizamos nesse ano foram um sucesso, e nós temos perspectivas muito positivas para os outros dois leilões que serão realizados na próxima semana”.

 

A sexta rodada também já é recorde em empresas interessadas, com 17 companhias credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo. Vencerão os consórcios as que oferecerem a maior porcentagem de óleo produzido para a União, que também recolhe os bônus de assinatura pela autorização para a exploração.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo