Fiocruz prepara plano de ação para quem está exposto a óleo no Nordeste

Nordeste

Publicado em 09/11/2019 - 07:05 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Fiocruz deve elaborar em até um mês, um plano de ação para tratar dos impactos do derramamento de óleo no Nordeste à saúde da população.

 

O grupo de trabalho composto por pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, foi instalado nesta terça-feira (5). O foco das ações será a atenção em saúde, principalmente para os pescadores e marisqueiras dos locais afetados, além de grávidas e outros grupos expostos, como aqueles que estão trabalhando na remoção do óleo, o que inclui militares, defesa civil e voluntários.

 

O pesquisador da Fiocruz Guilherme Franco Netto destaca que um dos objetivos principais é garantir a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, o SUS, nas regiões atingidas.

 

Outras medidas que devem ser propostas pelo grupo nos próximos dias são a definição de parâmetros para análise de alimentos com potencial contaminação, exatamente para que haja uma orientação adequada sobre o consumo de pescados; a garantia de segurança alimentar das populações que dependem do mar; estudos de longo prazo na população exposta, além de ações e orientações sobre o manejo e descarte correto do material contaminado, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Guilherme acrescenta que os riscos à saúde exigem ações focadas.

 

De acordo com a Fiocruz, a exposição a esse material pode provocar irritações na pele, com queimação e inchaço; sintomas respiratórios, dores de cabeça e náusea, além de dores abdominais, vômito e diarreia.

 

O grupo de trabalho terá como foco, também, a elaboração de uma classificação de risco para as diferentes áreas atingidas, de forma que as ações sejam focadas nas áreas mais críticas.

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo