Governo cria auxílio emergencial à pescadores atingidos por manchas de óleo

Manchas de Óleo

Publicado em 29/11/2019 - 18:48 Por Renata Martins - Brasília

O Governo Federal criou um auxílio emergencial à pescadores profissionais artesanais atingidos pelas manchas de óleo.

 

A medida provisória que institui o auxílio emergencial pecuniário para os pescadores profissionais artesanais atingidos pelas manchas de óleo no litoral brasileiro foi publicada nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.

 

O benefício corresponde a dois salários mínimos: R$ 1.996, que será dividido e pago em duas parcelas de R$ 998.

 

Serão beneficiados os pescadores inscritos e ativos no Registro-Geral da Atividade Pesqueira, com atuação em área marinha ou estuarina, que moram nos municípios afetados pelos resíduos de petróleo cru.

 

De acordo com levantamento do Ibama, desde o começo de setembro o óleo tocou a praia em 126 cidades, de 11 estados.

 

O auxílio será pago pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Ministério da Cidadania.

 

Os valores poderão ser sacados no prazo de até 90 dias, contado a partir da data da disponibilização do crédito ao beneficiário.

 

O governo federal ainda não divulgou quando o recurso estará na conta do pescador, nem o número de pessoas beneficiadas.

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo