Pesquisador alerta sobre perigo de retirar filhotes de animais de seu habitat

Ariranha

Publicado em 09/11/2019 - 10:36 Por Maíra Heinen - Brasília

Quando as chuvas dão uma pausa e os rios baixam na Amazônia é a época de muitas espécies se reproduzirem. É o caso da ariranha. Mas é também um período em que a espécie deixa seus filhotes nas tocas para cuidar do território e procurar alimentos.

 

Nesse momento eles correm perigo, porque muitas pessoas acreditam que os bichos foram abandonados e retiram os animais de seus habitats. Pesquisadores alertam para o perigo desta prática, que ameaça a espécie.

 

O pesquisador André Coelho, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá, ressalta que é um risco a remoção animais de seus locais de origem para serem criados como animais domésticos.

 

André foi um dos responsáveis por resgatar um filhote de ariranha que estava sendo cuidado por um pescador morador de uma reserva sustentável no estado do Amazonas. O filhote era um macho de aproximadamente dois meses de idade. Mas após cerca de 20 dias, o bicho apresentou prolapso retal, quando o reto fica para fora do organismo. Passou por duas cirurgias, mas depois acabou morrendo por pneumonia.

 

 

Além da retirada e comercialização ilegal como animal de estimação, a ariranha é considerada em perigo principalmente pelas alterações do meio ambiente causadas pela degradação da floresta e dos rios.

 

O cientista defende o turismo de observação, porque ajuda a conservar a espécie ao proporcionar aos moradores locais um complemento em fonte de renda.

 

Conhecida como ‘onça d’água’, a ariranha é a maior lontra do mundo e é uma espécie carismática por seu comportamento social.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo