Secretaria do Rio reforça proteção a ninho de tartaruga-cabeçuda

Projeto Aruanã

Publicado em 20/11/2019 - 15:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio reforçou a proteção a um ninho de uma tartaruga marinha, também conhecida como tartaruga-cabeçuda, que escolheu um trecho de areia na praia da Barra da Tijuca para colocar seus ovos.

 

O caso foi compartilhado, inicialmente, pelo perfil do Projeto Aruanã, iniciativa da Universidade Federal Fluminense que faz monitoramento de tartarugas no Rio.

 

O ninho foi descoberto no último dia 7. Desde então, uma cerca foi montada para proteger os filhotes, que devem nascer dentro de 60 dias.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, explicou as medidas tomadas para alertar os frequentadores da praia sobre a importância da espécie.

 

De acordo com o secretário, o local não é comum para desova da espécie, que prefere o norte fluminense, com águas mais quentes. Bernardo Egas explicou que será montado um esquema ainda maior de proteção ao ninho, durante o réveillon.

 

Atualmente, o ninho é monitorado por equipes do projeto, com ajuda da Guarda Municipal, bombeiros, banhistas e moradores locais, para garantir que os ovos não sejam destruídos ou roubados.

Últimas notícias
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo