Em 40 anos, projeto Tamar soltou 40 milhões de tartarugas ao mar

Meio Ambiente

Publicado em 15/12/2019 - 13:52 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

São 40 anos de trabalho intenso para preservar e cuidar das tartarugas marinhas que, se lá no início, eram ameaçadas de extinção, hoje somam 40 milhões de animais soltos no mar.

 

O Projeto Tamar está celebrando 4 décadas com várias atividades previstas para 2020. 

 

Foi em 1980 que um grupo de estudantes de  oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande , no sul do País,  presenciou  em ilhas e arquipélagos como Abrolhos, Fernando de Noronha e Atol das Rocas pescadores abatendo tartarugas.

 

A reação deles  acabou de transformando no embrião que hoje é o Tamar. Quem nos conta um pouco dessa história é a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora de pesquisa e conservação do Projeto e uma de suas  fundadoras. 

 

Foram dois anos iniciais de trabalho para  mapeamento de quase 8 mil quilômetros do litoral brasileiro. E, se no começo a tarefa quase impossível contou com quatro sonhadores,atualmente, com o apoio da Petrobras, o projeto gera 1,8 mil oportunidades de emprego, sendo 700 diretos com carteira assinada, E consegue se manter com 70% de recursos próprios.

 

Os resultados foram tão positivos, que o projeto deu cria.

 

O primeiro biólogo formado pelo Programa Tamarzinho- um desdobramento do Tamar, voltado para crianças na Praia do Forte, Claudemar Santanna lembra do tempo em que a comunidade não dispunha de profissionais habilitados na defesa ambiental.

 

Ex-pescador, Antônio Mendes Vieira está no projeto Tamara há 33 anos. Ele vem de um tempo em que a desova era muito pequena na região, e as tartarugas eram usadas pela comunidade local para alimentação. Hoje, seu Antônio comemora o fato de, assim  como ele, outros pescadores se dedicarem às atividades de preservação.

 

Na última sexta-feira (13) , foram soltos, diante de dezenas de turistas e moradores locais, 101 animais recém-nascidos. na Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia, a cerca de 80 quilômetros de Salvador. No local, está a principal estrutura do Projeto Tamar no país.

 

São pequenas tartarugas que haviam nascido em algum ponto do litoral nordestino e não conseguiram deixar a ninhada rumo ao mar correndo risco de vida. Após serem coletadas para identificação da espécie, puderam finalmente se encontrar com o oceano.

 

Apenas uma em cada mil tartarugas marinhas chega à fase madura, que se inicia por volta dos 30 anos. Por isso, a sobrevivência das espécies depende da sua capacidade de conseguir gerar um volume grande de novas vidas. E cada uma delas é uma vitória.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo