Floresta dos Atletas, no Rio, ganha 13 mil mudas plantadas

Reflorestamento

Publicado em 10/12/2019 - 16:54 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro concluiu nesta terça-feira o plantio das mais de 13 mil 700 mudas da Floresta dos Atletas, em uma área de cinco hectares no Parque Radical de Deodoro, na zona oeste da cidade.

 

As mudas foram semeadas pelos atletas das 207 nações que participaram da abertura dos Jogos Olímpicos, em 2016, e só começaram a ser plantadas em setembro deste ano, por falta de recursos.

 

Com a conclusão do plantio, passados três anos, a prefeitura cumpre a promessa feita ao mundo, ao vivo, durante cerimônia no Estádio Maracanã.

 

A subsecretária Municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim, destacou que o compromisso foi cumprido após três anos sem usar recursos públicos.

 

Para investir os R$3 milhões necessários para o plantio das mais de 13 mil mudas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou compensações ambientais. Empresas compensam danos da atividade ao meio ambiente, plantando árvores.

 

Atletas brasileiros participaram do plantio junto com quem quisesse colocar a mão na terra.

 

Para o ginasta Diego Hypolito, medalha de prata nas competições de solo de ginástica artística nos Jogos do Rio, a Floresta vai rememorar os momentos olímpicos, além de ser uma importante contribuição para o meio ambiente.

 

As 207 espécies da Mata Atlântica plantadas na floresta resgatam uma área que foi degradada nas últimas décadas.  42 das escolhidas correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que atraem a fauna e podem ser consumidas.

Últimas notícias
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Três sistemas do Ministério da Saúde sofrem tentativa de ataque hacker

A pasta informou que o DataSUS identificou a tentativa de ataque hacker e para resguardar as informações optou pela interrupção temporária das plataformas para manutenção. Foram atingidos o ConecteSUS, o e-SUS e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo
Política

Eleições vão contar com mais de 100 observadores internacionais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a presença desses observadores tem como objetivo garantir que o processo eleitoral decorra em clima de transparência, isenção e legalidade.

 

Baixar arquivo
Política

SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, ele foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia.

Baixar arquivo