Floresta dos Atletas, no Rio, ganha 13 mil mudas plantadas

Reflorestamento

Publicado em 10/12/2019 - 16:54 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro concluiu nesta terça-feira o plantio das mais de 13 mil 700 mudas da Floresta dos Atletas, em uma área de cinco hectares no Parque Radical de Deodoro, na zona oeste da cidade.

 

As mudas foram semeadas pelos atletas das 207 nações que participaram da abertura dos Jogos Olímpicos, em 2016, e só começaram a ser plantadas em setembro deste ano, por falta de recursos.

 

Com a conclusão do plantio, passados três anos, a prefeitura cumpre a promessa feita ao mundo, ao vivo, durante cerimônia no Estádio Maracanã.

 

A subsecretária Municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim, destacou que o compromisso foi cumprido após três anos sem usar recursos públicos.

 

Para investir os R$3 milhões necessários para o plantio das mais de 13 mil mudas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou compensações ambientais. Empresas compensam danos da atividade ao meio ambiente, plantando árvores.

 

Atletas brasileiros participaram do plantio junto com quem quisesse colocar a mão na terra.

 

Para o ginasta Diego Hypolito, medalha de prata nas competições de solo de ginástica artística nos Jogos do Rio, a Floresta vai rememorar os momentos olímpicos, além de ser uma importante contribuição para o meio ambiente.

 

As 207 espécies da Mata Atlântica plantadas na floresta resgatam uma área que foi degradada nas últimas décadas.  42 das escolhidas correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que atraem a fauna e podem ser consumidas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Defensoria Pública do RJ recebeu 1.250 denuncias de agressões a presos

De junho de 2019 e agosto de 2020, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro recebeu 1.250 denúncias de pessoas que alegam ter sofrido agressões físicas e psicológicas quando presas.

Baixar arquivo
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo