Inverno amazônico chega com força em Rondônia e no Acre

Amazônia

Publicado em 13/01/2020 - 17:03 Por Renata Martins - Brasília

O inverno chegou com força em estados como Acre e Rondônia, o que elevou o nível das águas dos mananciais. O período de enchente no Rio Madeira começou com níveis elevados, resultado de chuvas acima do normal nos últimos 30 dias.

 

Nesta segunda-feira, o nível do Madeira, em Porto Velho, atingiu 14 metros e 37 centímetros. O índice o coloca na cota de atenção, ainda distante dos 17 metros da cota de inundação, mas 41 centímetros a mais que a medição no mesmo período do ano passado.

 

Porém, de acordo com o mais recente boletim do Serviço Geológico do Brasil, emitido na sexta-feira (10), não existe previsão ainda do rio Madeira, em Porto Velho, alcançar o nível de alerta. O Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Gilvander Gregório de Lima, alerta que a elevação do nível das águas traz perigos para a população ribeirinha.

 

Já em outros pontos de monitoramento, nas estações Pimenteiras, Usina Hidrelétrica de Jirau, Abunã e Morada Nova, os níveis observados do Madeira são os máximos históricos para este período do ano. Contudo, como as previsões para as próximas semanas sugerem chuvas abaixo da média, é possível que os rios retornem a níveis normais nas próximas semanas.

 

No Acre, as águas do rio que dá nome ao estado da Amazônia, continuam a baixar. Na capital Rio Branco, o Rio Acre que chegou a ultrapassar em 50 centímetros a cota de transbordamento de 14 metros está em vazante desde sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio baixou mais de três metros e na medição da tarde desta segunda-feira (13), está próxima do 11 metros.

 

O mesmo ocorre com o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, também no Acre. De acordo com a medição desta segunda-feira (13) está dois metros e meio abaixo da cota de inundação.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo