Inverno amazônico chega com força em Rondônia e no Acre

Amazônia

Publicado em 13/01/2020 - 17:03 Por Renata Martins - Brasília

O inverno chegou com força em estados como Acre e Rondônia, o que elevou o nível das águas dos mananciais. O período de enchente no Rio Madeira começou com níveis elevados, resultado de chuvas acima do normal nos últimos 30 dias.

 

Nesta segunda-feira, o nível do Madeira, em Porto Velho, atingiu 14 metros e 37 centímetros. O índice o coloca na cota de atenção, ainda distante dos 17 metros da cota de inundação, mas 41 centímetros a mais que a medição no mesmo período do ano passado.

 

Porém, de acordo com o mais recente boletim do Serviço Geológico do Brasil, emitido na sexta-feira (10), não existe previsão ainda do rio Madeira, em Porto Velho, alcançar o nível de alerta. O Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Gilvander Gregório de Lima, alerta que a elevação do nível das águas traz perigos para a população ribeirinha.

 

Já em outros pontos de monitoramento, nas estações Pimenteiras, Usina Hidrelétrica de Jirau, Abunã e Morada Nova, os níveis observados do Madeira são os máximos históricos para este período do ano. Contudo, como as previsões para as próximas semanas sugerem chuvas abaixo da média, é possível que os rios retornem a níveis normais nas próximas semanas.

 

No Acre, as águas do rio que dá nome ao estado da Amazônia, continuam a baixar. Na capital Rio Branco, o Rio Acre que chegou a ultrapassar em 50 centímetros a cota de transbordamento de 14 metros está em vazante desde sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio baixou mais de três metros e na medição da tarde desta segunda-feira (13), está próxima do 11 metros.

 

O mesmo ocorre com o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, também no Acre. De acordo com a medição desta segunda-feira (13) está dois metros e meio abaixo da cota de inundação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo