Rio Acre segue acima da cota de transbordamento no trecho que corta a capital

Em Rio Branco

Publicado em 09/01/2020 - 19:09 Por Renata Martins - Brasília

Em Rio Branco, cinco famílias tiveram que sair de casa por causa da enchente. Na capital, o rio Acre segue acima da cota de transbordamento.

 

Mas já é possível identificar vazante em outros pontos. Em Brasiléia, o nível do rio retrocedeu mais de um metro e saiu da cota de alerta.

 

Desde sábado (04), uma forte chuva elevou o nível dos rios no Acre. Artur Matos, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, explica o que ocorreu.

 

O Cigma - Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Acre -, destaca que as chuvas intensas ainda prosseguem durante os meses de fevereiro e março. A boa notícia é que elas não serão significativas o suficiente para provocar uma cheia, como a ocorrida em 2015, que inundou estradas e deixou o Acre isolado do restante do país.

 

A previsão é de que os rios fiquem acima da média, entre 15 e 16 metros, o que é considerado uma cheia comum para os acreanos. Na pior das hipóteses, pode chegar aos 17 metros. Além do rio Acre, os demais rios também podem apresentar cheia.

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Carlos Batista, como alguns rios já alcançaram a cota de transbordamento, as autoridades estão atentas para prestar assistência às famílias. A Defesa Civil também retirou alguns ribeirinhos que estavam em áreas de risco.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo