Presidente da Cedae diz não saber origem de detergente na água do Guandu

Estação Guandu

Publicado em 04/02/2020 - 20:09 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Após interromper as operações na Estação de Tratamento de Água, a Cedae, responsável por cerca de 80% do abastecimento na região metropolitana do Rio de Janeiro, a empresa reuniu a imprensa para explicar a medida. A Companhia de Águas e Esgotos paralisou o Sistema Guandu, após identificar a contaminação por detergente.

 

O presidente da Cedae, Hélio Cabral, disse que não sabe qual a origem do detergente encontrado na segunda-feira (3), na estação, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

 

O gerente de Controle de Qualidade da Água da Cedae, Sérgio Marques, disse que o problema foi pontual.

 

O serviço foi interrompido por cerca de 15 horas, depois que uma análise laboratorial identificou a presença de detergente na água bruta que chega à estação. A companhia monitorou a água até as análises darem negativo, quando então a captação foi retomada.

 

A Cedae, que abastece 9 milhões de consumidores, comunicou que o fornecimento de água poderá levar até 72 horas para se restabelecer completamente.

 

O surgimento do detergente na Estação de Guandu aconteceu ao completar um mês do aparecimento da geosmina, apontada pela Cedae como a substância causadora de alterações no gosto, aspecto e cheiro da água.

 

A companhia abriu investigações internas para apurar o problema e os laudos serão encaminhados à Polícia Civil.

 

Equipes da Delegacia de Defesa de Serviços voltaram, nesta terça-feira, à Estação de Tratamento do Guandu para apurar se houve sabotagem, mas até o momento nada foi concluído.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo