Uma expedição realizada ao longo do Rio Doce mostra os resultados do trabalho de redução dos impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Hoje, a água do Rio Doce já apresenta, em alguns pontos, a mesma qualidade de antes do rompimento da barragem.
Baixar arquivoO governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.
Baixar arquivoNo Rio de Janeiro, a Cedae e o Inea-Instituto Estadual do Ambiente devem apresentar à Justiça dados que comprovem a adoção de medidas para melhorar a qualidade socioambiental da bacia onde está localizado o complexo de captação e tratamento de água Imunana-Laranjal.
Baixar arquivoA Cedae, tenta mais uma solução para diminuir a concentração de algas em uma de suas principais estações de tratamento. Segundo a companhia, será preciso interromper a atividade da Estação de Água do Guandu por 12 horas. A operação vai prejudicar o abastecimento na Grande Rio.
Baixar arquivoMetade dos municípios brasileiros têm lixões ativos. São cerca de três mil no país e o prazo para o fechamento deles termina em 31 de março do ano que vem. A maioria desses depósitos de rejeitos está em municípios pequenos e está prevista a gestão em conjunto.
Baixar arquivo