Ministério Público recomenda suspensão de autorização para uso de fogo controlado em Rondônia

Rondônia

Publicado em 17/06/2020 - 12:07 Por Maíra Heinen - Brasília

Recomendação do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual em Rondônia orienta a suspensão das autorizações para uso de fogo controlado no estado. A medida quer evitar que essas queimadas tomem proporções maiores no período de estiagem.

 

A orientação foi enviada à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado, que já está emitindo as autorizações, com base na portaria 229, de julho de 2017.

 

Segundo os Ministérios Públicos, no ano passado, os incêndios alcançaram proporções extremas em Rondônia, com aumento de 190% de queimadas no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

 

A pandemia do coronavírus é outra preocupação. As queimadas podem ampliar o risco de mortes e de colapso do sistema hospitalar por doenças respiratórias, que já são observadas todos os anos por causa da inalação de fumaça das queimadas.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo