Mourão visita bases da Operação Verde Brasil 2 de combate ao desmatamento e mineração ilegal

Combate ao desmatamento

Publicado em 08/06/2020 - 19:50 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O vice-presidente, Hamilton Mourão, quer estender o emprego do Exército em ações contra desmatamento na Amazônia. Ele, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, finalizou visita aos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará para acompanhamento da Operação Verde Brasil 2.

 

Hamilton Mourão esteve na tarde desta segunda-feira (8) em Marabá, município do sudeste paraense, a mais de 500 quilômetros da capital Belém. Lá, o vice-presidente fez um sobrevoo em uma área de garimpo ilegal de manganês.

 

Mourão foi ao norte do país acompanhar as ações da Operação Verde Brasil 2, iniciada em 11 de maio. Cerca de 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal já foram confiscados. As multas e termos de infração aplicados já passam dos R$ 91 milhões.

 

Segundo o vice-presidente, já é possível identificar queda no desmatamento após a deflagração da operação. O vice-presidente também destacou que Operação Verde Brasil 2, prevista para durar 30 dias, deve prosseguir até o segundo semestre. Durante a entrevista coletiva, não foram apresentados os números do desmatamento na região.

 

Para o governador Helder Barbalho, construir alternativas de desenvolvimento sustentável é a saída pra o fim da exploração ilegal dos recursos da Amazônia.

 

O vice-presidente afirmou que a atuação do Exército na Amazônia deve seguir até 2022. Até lá, o governo federal vai buscar fontes de financiamento e recursos humanos para garantir as ações das agências de fiscalização, como Ibama e ICMbio.

 

Antes de chegar do Pará, Hamilton Mourão, visitou Mato Grosso e Rondônia, estados que também têm bases da operação.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo