Movimento SanitaRIO é lançado para discutir problemas de água e esgoto na cidade do Rio

SanitaRIO

Publicado em 06/06/2020 - 11:32 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As principais organizações da sociedade civil e formadores de opinião ligados ao saneamento lançam o SanitaRIO, um movimento para discutir e apresentar soluções para enfrentar os problemas de água e esgoto na cidade do Rio de Janeiro.


O trabalho, encabeçado pelo Movimento SanitaRIO, começa com o lançamento de um manifesto compartilhado pela plataforma Change.org e entrega a autoridades, especialistas e formadores de opinião, produção de conteúdo pelas redes sociais e organização de lives semanais até outubro.


A primeira será no próximo dia 12, às 14h. Entre as participações, está a do idealizador do SanitaRIO, o sanitarista Raul Pinho. Para o especialista, o maior desafio do impulsionamento de melhorias nessa área é contratual.

 

Outra questão que o ano de 2020 trouxe foi a chegada do novo coronavírus em escala mundial, que se torna ainda mais desafiador em um mundo globalizado .O professor do departamento de oceanografia da UERJ, David Zee, alerta que as pandemias podem se tornar ainda mais difíceis de combater sem um saneamento adequado.


A ideia de criação do SanitaRIO foi inspirada pela lembrança do movimento sanitário criado nos anos 30, na Inglaterra do século 19, para combater a pandemia provocada pela cólera asiática. A mobilização obrigou os governos a fornecerem água pura para a população e a implementarem tubulações nas ruas para coletar os esgotos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo