RS, SC e SP estão em alerta devido à previsão de vendaval; ciclone deixou mortos e estragos

Meteorologia

Publicado em 01/07/2020 - 08:27 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Após as fortes chuvas que atingiram o Sul do Brasil ontem causando a morte de, ao menos, três pessoas, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo amanheceram em alerta nesta quarta-feira (1º). A previsão é de vendaval no sul do país até o estado de São Paulo, atingindo o litoral paulista e toda a região metropolitana. Meteorologistas afirmam que a mudança no clima foi causada pela formação de um ciclone no sul do país.

 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora e as chuvas a 100 milímetros no dia, com picos de 60 milímetros de chuva em uma única hora em alguns locais, como a parte mais litorânea do Rio Grande do Sul.

 

O Inmet também avalia que as temperaturas devem cair, em média, cinco graus durante o dia de hoje, com risco à saúde. Há ainda, segundo o instituto, risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de árvores, destelhamento de casas, e transbordamento de rios, isso em cidade que há esse tipo de risco.

 

A prefeitura do Rio de Janeiro também soltou um alerta para a população. Apesar das chuvas fortes não atingirem o estado do Rio hoje, há previsão de fortes ventos no estado de até 75 quilômetros por hora com previsão de ressaca no mar.

 

Nessa terça (30), chuvas e ventos fortes atingiram principalmente Santa Catarina, deixando três mortos, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros. Uma idosa de 78 anos morreu atingida por uma árvore. Um homem morreu atingido por fios de alta-tensão e uma terceira morte foi provocada por um desabamento.

 

Segundo a defesa Civil de Santa Catarina, 25 municípios foram atingidos no estado e os bombeiros atenderam a 900 ocorrências. A Defesa Civil relatou que ventos chegaram a 120 km por hora em alguns locais.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo