Chapada dos Veadeiros volta a receber visitantes a partir de amanhã

A retomada das atividades vai acontecer de forma gradual e monitorada

Publicado em segunda-feira, 17 Agosto, 2020 - 13:21 Por Maíra Heinen - Brasília

As visitações ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, estão permitidas a partir desta terça-feira(18). Em Portaria publicada hoje(17), no Diário Oficial da União, o presidente do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Homero Cerqueira, destaca que a retomada das atividades do parque vai acontecer de forma gradual e monitorada.

Para a reabertura da Unidade de Conservação, foi assinado um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás e a concessionária Sociparques, administradora da unidade, para o atendimento dos protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Desde o mês de março, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado à visitação para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Entre as principais regras a serem cumpridas pelos visitantes, estão o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, mesmo durante as trilhas; priorização de venda de ingressos pela internet; e distribuição do número de visitantes ao longo do tempo e do espaço para evitar aglomerações.

No Centro de Visitantes do Parque, será permitida a permanência de apenas 22 pessoas – além dos funcionários – por no máximo 15 minutos, enquanto durarem as restrições por conta da pandemia.

Patrimônio Natural da Humanidade, declarado pela Unesco em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e está localizado entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança.

Abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, além de rochas com mais de um bilhão de anos. Tem capacidade para atender até 450 pessoas por dia e já chegou a receber, por ano, mais de 70 mil visitantes.

 


 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo