ICMBio autoriza reabertura gradual de unidades de conservação federais

As regras para visitas a esses locais estão no Diário Oficial da União

Publicado em 26/08/2020 - 14:07 Por Dayana Vitor - Brasília

Uma boa notícia para quem gosta de curtir a natureza: a partir desta quarta-feira(26), todas as unidades de conservação federais do Brasil, ligadas ao ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, poderão ser reabertas de forma gradual. A portaria estabelecendo o reinício das atividades está publicada no Diário Oficial da União.

Mas saiba que existe uma série de regras para evitar que os visitantes contraíam o novo coronavírus. A primeira delas é que ninguém poderá entrar ou permanecer nas unidades de conservação sem máscara, mesmo que seja artesanal. Também é necessário que seja disponibilizado álcool em gel 70% para limpeza frequente das mãos.

Os ambientes de uso comum deverão ter janelas e portas abertas, sempre que possível. Nesses locais não poderão existir jornais, revistas, panfletos e livros. Todos os móveis deverão estar distantes dois metros uns dos outros. O parque também deverá realizar a limpeza e desinfecção dessas estruturas com frequência, assim como de todos os equipamentos de proteção individual que são compartilhados.

Os transportes de visitantes, quando feitos por terra ou água, deverão ser mantidos sempre bem ventilados e limpos ao final de cada viagem. Outra regra importante é evitar a superlotação e aglomeração nesses veículos.

Os parques deverão estimular e priorizar a venda de ingressos on-line. Quando houver filas, elas deverão ter marcação no piso, com o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Na hora do uso das maquininhas de cartão, elas deverão estar bem embaladas com filme plástico sendo desinfetadas após cada operação.

Lembrando que todas essas regras estão sendo seguidas pelas unidades de conservação que já estão reabertas no Brasil, desde junho. Entre elas, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; da Tijuca, no Rio de Janeiro; e o Nacional de Brasília, aqui no Distrito Federal.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo