Temporada de furacões nos Estados Unidos deve ser a pior em 22 anos

Clima

Publicado em 09/08/2020 - 09:35 Por Victor Ribeiro - Brasília

A temporada de furacões nos Estados Unidos deve ser extremamente ativa. A informação é do Departamento Nacional de Oceanos e da Atmosfera, que monitora fenômenos atmosféricos em todo o mundo. De acordo com a agência, a temporada, que dura seis meses, vai até o dia 30 de novembro e deve ser a pior dos últimos 22 anos.


Normalmente, os Estados Unidos têm 12 tempestades consideradas de alto impacto e alto poder destrutivo, com potencial para virar furacão. Dessa vez, devem ser até 25 tempestades - mais que o dobro. De 7 a 11 delas podem virar furacões, e de 3 a 6 provavelmente chegarão às intensidades 3, 4 e 5, que são as mais altas.


A agência norte-americana aponta os motivos para esses fenômenos: o aquecimento acima da média na região do Caribe; os ventos alísios tropicais mais fracos no Atlântico; os ventos de monções mais fortes, que vêm da África; e o fenômeno La Niña, previsto para os próximos meses, que deve deixar a água do Oceano Pacífico mais fria que a média.


As tempestades que podem se transformar em furacões recebem nomes de pessoas, em ordem alfabética, alternando entre masculinos e femininos. A última foi a Isaias. A próxima será Josephine. Depois vêm Kyle, Laura, Marco, Nana, Omar e daí por diante.

Últimas notícias
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Desafio ITACI Dia do Abraço busca R$ 200 mil em doações

Em funcionamento desde 2002, o hospital é referência no tratamento de câncer infantil e de doenças raras e hematológicas como a leucemia

Baixar arquivo