PF investiga possibilidade de queimadas do Pantanal serem criminosas

Em operação, os agentes fizeram perícia em áreas afetadas

Publicado em 15/09/2020 - 11:53 Por Renata Martins - Brasília

Uma operação da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul busca provas para responsabilizar autores de queimadas criminosas na região do Pantanal.

Segundo a PF, o dano ambiental supera mais de 25 mil hectares do bioma. O fogo atingiu Áreas de Preservação Permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e da Serra do Amolar.

Os focos de queimada foram localizados por meio da análise de imagens de satélites e o sobrevoo das áreas. Os policiais conseguiram identificar o início e a evolução diária dos focos de incêndio.

Durante a operação desta segunda-feira, a Polícia Federal realizou perícia nas áreas afetadas.

Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Corumbá e na capital Campo Grande.

Não havia mandados de prisão, mas os suspeitos de envolvimento foram ouvidos pela Polícia Federal.

Os investigados podem responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente e a unidades de conservação, incêndio e poluição. As penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo