Rio de Janeiro tem novo plano de prevenção a desastres naturais

O documento orienta as ações e fixa protocolos para reduzir danos

Publicado em 03/09/2020 - 11:37 Por Ligia Souto - Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar um novo plano de prevenção e contingência a desastres naturais, dentro de um prazo de 30 dias. A informação foi divulgada após reunião, nessa quarta-feira(2), entre o governador em exercício, Cláudio Castro, e secretários das pastas envolvidas.

Durante o encontro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Robadey, apresentou o Plano de Emergência com as estratégias para otimizar as ações de prevenção, resposta e recuperação a desastres.

Atualizado anualmente, o documento orienta a tomada de ações, a partir de cenários de risco e fixação de protocolos para minimizar danos.

A Defesa Civil Estadual também disponibilizou o mapa das áreas com maior risco de inundações no Estado, a partir da análise de dados dos últimos 23 anos.

O governador em exercício ressaltou que o planejamento é fundamental para uma resposta rápida e coordenada. Nesse sentido, defendeu a revisão e ampliação do processo, com a mobilização dos prefeitos e o lançamento de um hotsite para facilitar a comunicação com a população fluminense. Ainda segundo Castro, o novo plano deve incluir a atuação integrada entre os demais órgãos da gestão estadual e os 92 municípios fluminenses.

Além das novas diretrizes de prevenção a desastres naturais, foram apresentadas as ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais no Estado, por meio do Programa Limpa Rio. Executado pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente, o programa prevê a retirada de cerca de 2 mil toneladas de sedimentos de 38 rios e canais de 20 municípios fluminenses.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo