Salles acompanha combate a incêndios em Poconé (MT)

Publicado em 24/09/2020 - 16:19 Por Dayana Vitor - Brasília

O Pantanal já registrou mais de 16 mil focos de incêndios desde o início deste ano, sendo mais de seis mil só agora em setembro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve nesta quinta-feira (24) em Poconé (a 100 quilômetros da capital mato-grossense, Cuiabá)  para acompanhar de perto o trabalho de combate às chamas. No município, 300 mil hectares de mata já foram queimados.

Como choveu nos últimos dias, os incêndios na região diminuíram, mas a secretária de Meio Ambiente de Poconé, Danielle Assis, avalia que a situação pode piorar.

Quarenta e dois bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, foram enviados a Mato Grosso para ajudar no combate ao fogo, que já destruiu 12% da vegetação, segundo o Inpe. Além dos homens, haverá o reforço de um helicóptero. Os militares devem ficar na região por 30 dias.

Por causa da situação difícil, o governo do estado decretou calamidade pública. Segundo o governo local, mais de R$ 22 milhões já foram utilizados para combater o fogo desde o início do ano.

Para se ter uma ideia da destruição, mais de 50% da vegetação do Parque Encontro das Águas, que fica em Poconé, já foi destruída. A secretária de Meio Ambiente, Danielli Assis, explica que a cidade agora trabalha para evitar futuros focos de incêndios.

Além do Pantanal, a Amazônia também sofre com as queimadas. Na região já foram registrados pelo Inpe mais de 72 mil pontos de fogo de janeiro até o dia 23 deste mês. Apenas em setembro, já são quase 20 mil focos. A Operação Verde Brasil 2 do governo federal, coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia, atua no combate de incêndios na Floresta Amazônica.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo