Áreas de baixo carbono estão produzindo de forma mais sustentável

Propriedades tiveram crescimento de quase 100% com o Programa ABC

Publicado em 30/10/2020 - 15:42 Por Maíra Heinen - Brasília

Com tecnologias que envolvem recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e tratamento de dejetos animais, as áreas agropecuárias chamadas de baixo carbono no Brasil estão aumentando e conseguido produzir de forma mais sustentável.

Entre 2019 e 2020, propriedades que buscaram financiamento no Programa ABC, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, passaram de 245 mil hectares para mais de 485 mil hectares, um crescimento de quase 100%.

A região Centro-Oeste lidera a busca por financiamento dentro do programa e também no tamanho da área financiada, com mais de R$361 milhões, em uma área superior a 271 mil hectares.

Os agropecuaristas de Mato Grosso do Sul foram os que mais expandiram a área com a adoção de práticas de baixa emissão de carbono, totalizando 167 mil hectares de área financiada.

A proteção do solo e o aumento de produção são os resultados que a produtora Ana Nery, do município sul-matogrossense de Maracaju, percebeu ao adotar o plano ABC, em 2013.

Marize Porto tem uma propriedade em Ipameri, em Goiás, outro estado onde muitos produtores aderiram ao modelo de financiamento. Ela destaca os benefícios no campo social e ambiental, ao aderir ao programa.

A diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini, comenta que o Ministério já está em processo de revisão do plano, após 10 anos de funcionamento.

Além da produção, o programa também oferta a linha de financiamento para que o produtor rural possa se adequar ao Código Florestal, por meio da recuperação de reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo