Brumadinho: audiência entre Vale e governo de Minas termina sem acordo

Publicado em 22/10/2020 - 22:05 Por Renata Martins - Brasília

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre a mineradora Vale e o governo de Minas Gerais para reparação e compensação por danos causados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

O governo mineiro pede R$ 26 bilhões por danos econômicos, como a queda de arrecadação. Outros R$ 28 bilhões são reivindicados por danos morais coletivos e sociais.

Segundo a Vale, houve progresso nas conversas entre as partes, mas a empresa não deu detalhes sobre o valor que pretende desembolsar para reparar o estado.

A reunião realizada nesta quinta-feira (22) ocorreu na sede do Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte, com a presença também do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública de Minas Gerais, mas sem a participação dos representantes das vítimas do rompimento da barragem.

A exclusão foi motivo de protesto. Cerca de 150 pessoas se reuniram na sede administrativa da empresa em Brumadinho. O ato foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O Ministério Público Federal (MPF) se negou a participar da reunião.

A procuradora federal Flávia Tavares Torres afirma que o receio do MPF é que um eventual acordo a portas fechadas contemple ações de reparação social a serem definidas pelo estado que não atendam as expectativas dos atingidos.

A próxima reunião está agendada para dia 17 de novembro, e desta vez prevê a participação de representantes das vítimas.

Apesar de não haver acordo sobre a indenização ao estado, o pagamento emergencial feito pela Vale aos atingidos será efetivado em novembro, sem alteração nos critérios acertados.

Em nota, o MAB afirmou que não fará concessão quanto aos direitos já conquistados, como a redução dos valores até o fim do pagamento do auxílio financeiro proposta pela mineradora.

A Vale afirmou que o repasse de até um salário mínimo é concedido a mais de 106 mil pessoas de Brumadinho e dos municípios da calha do rio Paraopeba. A empresa apresentou proposta sobre a segunda renovação, que está em análise pela Justiça.

No próximo domingo, a tragédia completa um ano e nove meses. 270 pessoas morreram. Os corpos de 11 delas ainda não foram encontrados.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo