Parque Nacional da Tijuca reabre mais duas áreas para visitação

Foram incluídos os mirantes da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador

Publicado em 08/10/2020 - 13:19 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca, importante unidade de conservação na zona norte do Rio, ampliou as áreas reabertas para visitação. Agora, é possível voltar a contemplar a paisagem em grande parte dos mirantes, como o da Vista Chinesa e o da Mesa do Imperador. As exceções são os mirantes Dona Marta e Cascatinha.

Os visitantes também já podem se refrescar nas cachoeiras espalhadas pelo Parque, mais uma vez com exceções: a Cascatinha e as duchas localizadas na Estrada do Redentor.

A flexibilização foi autorizada após o início da fase 6b do protocolo de retomada das atividades elaborado pela Prefeitura do Rio.

Além disso, a administração da unidade de conservação liberou a parada no topo das trilhas para contemplação, desde que, durante o descanso, os visitantes continuem usando máscaras, que são obrigatórias em toda a área do parque, e mantenham distância uns dos outros.

A trilha da Pedra Bonita, uma das mais procuradas, continuará aberta apenas durante os dias de semana, justamente para evitar aglomerações. Já a trilha Parque Lage-Corcovado poderá ser feita nos fins de semana e feriados, mas no limite de 25 pessoas por hora.

Apesar das medidas de flexibilização, continua proibida a realização de confraternizações e eventos, e todas as áreas de convivência e de piquenique estão vetadas. O único ponto aberto para carros é o que dá acesso ao centro de visitantes do Cristo Redentor.

Para se ter ideia da importância turística do Parque Nacional da Tijuca, a unidade recebeu, só em 2019, cerca de 3 milhões de visitantes, mantendo o título de mais visitado do país.

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Com tecnologia 100 vezes mais veloz, 5G vai ampliar automação

O avanço tecnológico torna muito difícil prever o futuro das telecomunicações, mas o próximo passo a gente já sabe qual será: a telefonia móvel de quinta geração, o 5G.

Baixar arquivo
Justiça

Medidas restritivas voltam a valer no Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira, suspendeu a liminar que havia sido dada por uma juíza, invalidando as restrições.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

UFMG seleciona voluntários para vacina contra o HIV

A Universidade Federal de Minas Gerais recruta voluntários para teste da vacina anti-HIV. Os detalhes com Verônica Pimenta da Rádio Inconfidência. 

Baixar arquivo
Geral

Radioagência Nacional volta a operar após problemas técnicos

A Radioagência Nacional ficou fora do ar desde o início da manhã de hoje (6) por problemas técnicos. Pedimos desculpas e informamos que, a partir de agora, seguimos normalmente com o nosso noticiário.

Geral

Fãs fazem última homenagem ao artista Paulo Gustavo, vítima da covid

A última homenagem de admiradores a Paulo Gustavo durou um minuto, mas foi tão intensa quanto à vida do ator e comediante, que morreu aos 42 anos na terça-feira (5), vítima da covid-19.

Baixar arquivo
Educação

Homeschooling é tema de 15 projetos de lei em tramitação no Congresso

A modalidade está presente em países como Estados Unidos, Rússia, Japão e Reino Unido. Tema é debatido no Brasil desde 1994.

Baixar arquivo