Emissão de gases poluentes no mundo cai, mas CO2 continua a aumentar

Pandemia motivou queda, com redução de atividades poluidoras

Publicado em sábado, 28 Novembro, 2020 - 15:00 Por Gésio Passos - Brasília

A pandemia da Covid-19 em todo o mundo afetou diretamente a produção industrial, o transporte e o consumo, contribuindo para a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%.

Jean Ometto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, explica que a dependência mundial de combustíveis como o petróleo e carvão compensam a redução.

Mas essa queda durante a pandemia não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono – que produz o efeito estufa –, que deve continuar aumentando este ano, mas em um ritmo menor.

Essa concentração de gases provoca aumento das temperaturas no planeta, gerando mudanças climáticas preocupantes.

Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima, explica que no Brasil a redução das emissões não ocorreu.

Os pesquisadores concordam que os efeitos da pandemia provocam também uma oportunidade para repensar o uso da energia no mundo.

Jean Ometto reforça a importância de uma conscientização da população em relação ao consumo e o próprio deslocamento.

Para Tasso Azevedo, a retomada da economia passa por investimentos em atividades de baixo impacto ambiental.

Para a Organização Meteorológica Mundial, a pandemia possibilita ações para reduzir as emissões, por meio de uma transformação dos sistemas industriais, de energia e de transporte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos pela 30ª rodada do Brasileirão

Pela 30ª rodada do Brasileirão nesse domingo (17),  o Santos venceu Botafogo, São Paulo empatou com Atlético Paranaense e Atlético Mineiro venceu o Atlético Goianiense. 

E hoje Palmeiras enfrenta o Corinthians e o Flamengo joga contra o Goiás. 

Baixar arquivo
Educação

Enem tem abstenção de 51%, a maior da história do exame

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou o Enem um sucesso e responsabilizou a campanha contra a aplicação do exame durante a pandemia como um dos motivos da alta abstenção. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Anvisa aprova vacinas, e doses serão distribuídas nesta segunda

Após aprovação do uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac e de 2 milhões da vacina de Oxford (que ainda não estão em solo brasileiro), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que os imunizantes começam a ser enviados nesta segunda-feira para os estados. O governo de SP já fez a primeira aplicação da CoronaVac na enfermeira negra Mônica Calazans, que atua na linha de frente contra o coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

Pessoas são detidas no Amazonas por descumprir toque de recolher

Só nessa madrugada, 20 pessoas foram detidas em Manaus por não respeitarem o decreto que restringe a circulação de pessoas das 19h às 6h. Estado vive caos na saúde e falta oxigênio para pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Rio tem 1º dia de reabertura das áreas de lazer da orla

O domingo típico de verão - com sol forte e temperaturas elevadas - marcou o primeiro fim de semana de reabertura das áreas de lazer na orla do Rio. E o resultado não foi outro.

Baixar arquivo
Geral

Amazonas prorroga restrições a comércio e circulação de pessoas

O funcionamento das atividades econômicas não essenciais segue suspenso até o dia 31 de janeiro. O toque de recolher das 19h às 6h também está mantido. Crise na saúde do estado envolve até mesmo falta de oxigênio para pacientes - que estão sendo transferidos para outros estados.

Baixar arquivo