Mesmo com seca, incêndios florestais diminuíram pela metade no DF

Até 4 de outubro, área atingida foi de 1.600 ha, em 2019, 3.000 ha

Publicado em 02/11/2020 - 15:35 Por Dayana Víctor - Brasília

Com as chuvas dos últimos dias, o clima deu uma amenizada aqui no Distrito Federal; mas naqueles meses de seca e calor recorde que duraram até outubro, os incêndios não foram tão intensos quanto em outros anos. Aliás, diminuíram. Os dados são do Programa de Monitoramento de Áreas Queimadas nos Parque e Unidades de Conservação, do Instituto Brasília Ambiental.

Mesmo com termômetros acima dos 30 graus e umidade do ar chegando a 10% em alguns dias do período de seca, no Distrito Federal este ano, os incêndios florestais diminuíram 50% em comparação ao ano passado. Os dados são do Programa de Monitoramento de Áreas Queimadas nos Parque e Unidades de Conservação, do Instituto Brasília Ambiental.

Para se ter uma ideia, até o dia 4 de outubro, as queimadas atingiram mais de 1.600 hectares, em 45 parques e unidades de conservação do DF. Em 2019, a área atingida até o final de setembro ultrapassou os três mil hectares.

No início de julho, antes do período mais crítico de incêndios, houve a contratação de 148 brigadistas florestais; campanhas educativas sobre como evitar incêndios; e a montagem de aceiros mecânicos em 25 unidades de conservação. O aceiro é uma técnica de desbaste de um terreno em torno da vegetação que, com a retirada do material combustível, mantém o espaço limpo evitando, assim, a propagação de incêndios.

Para colocar em prática o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o governo do Distrito Federal investiu mais R$3 milhões.

Você sabia que incêndios florestais, em geral, são provocados por queima de lixo, entulhos ou restos de poda; pelas pontas de cigarros acesas jogadas na vegetação ou por fogueiras? Tudo isso é crime ambiental e as penas podem variar de seis meses até quatro anos de prisão.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo