Audiência pública do Serviço Florestal Brasileiro chama população
Ouvir a opinião da população local, tirar as dúvidas e entender seus anseios e necessidades. Esses são alguns dos objetivos das audiências públicas do Serviço Florestal Brasileiro - SFB, quando se trata de licitações de florestas públicas.
E é justamente isso que vai acontecer no próximo dia 24, às 8h30 da manhã: uma audiência pública, na cidade de Itapuã do Oeste, Rondônia. Neste dia, será apresentada a proposta do edital de licitação para a concessão da Floresta Nacional do Jamari, lote III.
Esse processo de escuta da população, por meio das audiências públicas, está previsto em lei e a licitação só pode ser concluída se essa etapa for realizada. Atualmente, existem 17 contratos ativos de concessão florestal em onze Florestas Nacionais.
Para a produção desses editais, foram realizadas 28 audiências públicas em 19 cidades, no formato virtual. O SFB reconhece que a realização de audiências não presenciais pode prejudicar a participação de alguns grupos e explica que, se necessário, serão feitas reuniões menores para garantir que os interessados tenham a oportunidade de conhecer todo o edital e dar suas contribuições.
A Floresta Nacional do Jamari está localizada no estado de Rondônia, entre os municípios de Cujubim, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari. A Unidade de Manejo Florestal da flona, que será licitada, possui uma área de 38,4 mil hectares.