Com novo conceito, zoológico do Rio reabre como BioParque

A inauguração marca uma mudança na história do 1º zoológico do país

Publicado em 18/03/2021 - 16:04 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Fechado desde 2019, o histórico zoológico do Rio de Janeiro será reaberto na próxima segunda-feira (22), totalmente remodelado, como um BioParque. As antigas jaulas foram substituídas por espaços amplos, com barreiras naturais que pretendem simular uma grande floresta tropical.

E o público não verá mais os animais através das grades, mas circulando por túneis, corredores e passarelas, numa experiência que simula a de uma visita ao habitat natural das espécies.

De acordo com o diretor do BioParque, Manoel Browne, a inauguração marca um ponto de virada na história do primeiro zoológico do país.

O BioParque continua na Quinta da Boa Vista, na zona Norte, para onde o zoológico do Rio foi transferido em 1945, após deixar as instalações em Vila Isabel, inauguradas em 1888. Agora, no entanto, ocupa uma área de 134 mil metros quadrados, sendo 70 mil franqueadas à visitação do público.

Nesse espaço vivem mais de 1000 animais de 140 espécies diferentes, são aves, répteis e mamíferos, incluindo algumas estrelas, como o leão Simba, o tigre William e o casal de hipopótamos Bocão e Tim.

A expectativa é que o novo modelo acabe com décadas de denúncias de problemas estruturais e de falta de condições adequadas para os bichos, que levaram até o Ibama a fechar o zoológico em 2016. Por isso, o prefeito Eduardo Paes defendeu a concessão feita à iniciativa privada, com o repasse da gestão do local ao Grupo Cataratas, que já administra parques como o do Corcovado e o das Cataratas do Iguaçu.

Por causa da pandemia de covid-19, o BioParque abrirá limitado apenas a 20% da sua capacidade e ingressos vendidos exclusivamente pela internet, com agendamento de horário para visitação.

Por enquanto, apenas os ingressos para o programa de sócios podem ser comprados, ao custo de 80 reais para o titular e, 60 reais, dependentes.

A quantia dá direito à visitas ilimitadas ao longo de um ano, além de outros benefícios, incluindo a oportunidade de conhecer o espaço antes, já que neste fim de semana o BioParque terá uma pré-inauguração exclusivamente para sócios.

 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo