ANA declara situação crítica de escassez hídrica no Rio Paraná

Publicado em 07/06/2021 - 14:07 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A escassez de chuvas na região hidrográfica do Paraná pode afetar a geração de energia elétrica de importantes usinas do Brasil. Isso porque o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta de Emergência Hídrica na bacia e, com isso, a ANA, Agência Nacional de Águas, declarou no início de junho Situação Crítica de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos na região. A meteorologista do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Márcia Seabra, diz que essa é a primeira vez que o sistema nacional emite um alerta do tipo.

Um exemplo disso está na barragem Porto Primavera, da usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, entre os estados de São Paulo e Mato grosso do Sul. Por lá, a água que chega aos reservatórios, teve a menor vazão dos últimos 91 anos. Metade dos principais reservatórios de hidrelétricas da bacia do Paraná estavam com o pior nível, em maio, desde os últimos 22 anos.

A declaração da ANA vale até 30 de novembro - até onde deve durar o período seco - para garantir os diversos usos da água. Vale lembrar que não estão sendo pensadas medidas como restrição de consumo, na irrigação ou no abastecimento humano. Isso porque a Agência considera que haja água suficiente nos reservatórios para esses fins.

Mas os níveis reduzidos de armazenamento podem afetar a utilização da água para a geração de energia hidrelétrica, o turismo, lazer e a navegação, como já observado na região central da bacia.

A bacia do rio Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro e a mais industrializada e urbanizada do país. A bacia do Paraná é a que tem a maior capacidade elétrica do Brasil com usinas como de Itaipu, Furnas e Porto Primavera. A região engloba os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo