Ibama Prevfogo e SOS Pantanal vão formar 200 brigadistas no Pantanal

Publicado em 09/06/2021 - 19:43 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a proximidade da época crítica de queimadas no Pantanal e em resposta aos incêndios florestais recordes ocorridos na região no ano passado, o Ibama/Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, e a organização não governamental SOS Pantanal estão em campo para capacitar 200 brigadistas, em oito municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A formação de 18 brigadas pantaneiras, para atuação de combate a queimadas em propriedades rurais, ocorre em pontos onde historicamente o fogo é mais intenso e tem previsão de encerrar no final do mês de julho. Os recursos para o treinamento e aquisição de equipamentos foram arrecadados pela ONG SOS Pantanal.

No ano passado, o bioma Pantanal registrou recordes de focos de queimadas em julho, com 1.684; setembro, quando foram registradas 8.106 e outubro, com 2.856. Durante todo o ano passado, mais de 22 mil focos de incêndios atingiram o Pantanal.

O analista ambiental do Ibama/Prevfogo do estado do Mato Grosso do Sul Alexandre Pereira destaca que os incêndios florestais precisam ter uma resposta rápida para que evitar um grave impacto ambiental. Nesse sentido, os novos brigadistas, que são funcionários das propriedades rurais, terão atuação fundamental e podem acionar outras equipes.

Segundo o Ibama, no ano passado, as condições climáticas, chuvas abaixo do normal e a seca histórica do Rio Paraguai estiveram favoreceram o alto número de incêndios florestais, especialmente no estado do Mato Grosso. O Instituto ressalta que, este ano, medidas estão sendo tomadas antecipando a época crítica, que vai do final de julho a outubro.  

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo