Lei sobre uso de sacolas plásticas no Rio completa dois anos

Pesquisa aponta que 70% não utilizam mais sacolas plásticas

Publicado em 26/06/2021 - 08:29 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 26/06/2021 - 08:29

A lei que estabeleceu novas regras de substituição das sacolas plásticas tradicionais pelas retornáveis em supermercados de todo o estado do Rio de Janeiro completa dois anos neste sábado (26). Desde 2019, a restrição levou a uma mudança de hábito dos consumidores que, aos poucos, vêm abolindo as sacolinhas que tanto fazem mal ao meio ambiente.

Uma pesquisa realizada pela ASSERJ, Associação de Supermercados do Estado, com 510 consumidores, entre os dias 18 e 21 de junho, revela que 70% das pessoas ouvidas não utilizam mais a sacola plástica para embalar as compras.

Impulsionado pelo bom resultado, o presidente da entidade, Fábio Queiróz, aproveita para anunciar mais uma iniciativa: a Semana de Incentivo à Redução do Consumo da Sacola Plástica.

A mudança, que foi gradual, logo ganhou adeptos. No caso da recepcionista Ariana Pinheiro, que já estava acostumada a levar as próprias sacolas na hora de ir às compras, a adaptação à nova rotina foi bem tranquila.

Já o casal Johathan Araujo e Amanda Brandão até tentou se adaptar à nova lei, mas eles contam que sentiram falta da praticidade das sacolas de mercado no dia a dia.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a banir a distribuição de sacolas plásticas. O não cumprimento de qualquer uma das regras impostas na lei de Política Estadual de Educação Ambiental pode resultar em multa de até R$ 34 mil.

Segundo a ASSERJ, os supermercados do Rio deixaram de distribuir 4,3 bilhões de sacolas plásticas nos últimos dois anos. Esse valor equivale a 58% de sacolas plásticas a menos no meio ambiente.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

16 anos da Lei Maria de Penha: conheça os grupos de reeducação do DF

Iniciativa do Tribunal de Justiça busca incentivar reflexão sobre cultura machista. Homem que perseguia ex-esposa por não aceitar fim do casamento falou sobre sua experiência: "eu não conseguia enxergar a mulher como um ser humano".

Baixar arquivo
Geral

Governo recebe mais de 12 mil denúncias de telemarketing abusivo

Todas as reclamações foram registradas em apenas 18 dias, já que o canal de denúncias foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor no dia 20 de julho deste ano.

Baixar arquivo
Economia

Caminhoneiros começam a receber benefício emergencial na terça-feira

O pagamento vai ser de duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto, totalizando R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação é lançada pelo Ministério da Saúde

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo
Saúde

Agosto Branco alerta para doença silenciosa: o câncer de pulmão

Desde 1985 ele é o primeiro câncer em mortalidade do mundo. No Brasil, desponta como o segundo mais comum em homens e mulheres. E o cigarro eletrônico, uma moda crescente no país, preocupa ainda mais os especialistas pelo risco de desenvolver a doença.

Baixar arquivo
Justiça

PGR diz que processos na internet ferem direito à proteção de dados

Sites de buscas que dão amplo acesso a processos trabalhistas e criminais na internet ferem o direito à proteção de dados. Pelo menos esse é o entendimento do Procurador-Geral da República. Augusto Aras enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo