Amazônia, Cerrado e Pantanal ganham plano de combate a queimadas

Ação vai envolver mais de seis mil profissionais

Publicado em 22/07/2021 - 14:22 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O período de seca já chegou, e com ele uma preocupação: os incêndios florestais. Para tentar reduzir as queimadas, quase seis mil agentes vão atuar na prevenção e investigação de incêndio na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Os agentes vão trabalhar na Operação Guardiões do Bioma, que vai acontecer de agosto a novembro deste ano. Trata-se do Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, lançado nesta quinta-feira (22).

As ações vão envolver os Ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Regional, mais as secretarias de Meio Ambiente e de Segurança Pública nos seguintes estados: AC, AM, AP, MA, MS, MT, PA, RO, RR, TO e GO. 

O ministro da Justiça, Anderson Torres, salientou que as ações serão intensas, tanto para prevenir e combater incêndios florestais, como também para reprimir queimadas criminosas:

A Operação Guardiões do Bioma vai integrar a União e os estados. Isso porque vão participar 200 bombeiros e PMs da Força Nacional, quase 1.650 agentes do PrevFogo do Ibama, mais de 1.420 brigadistas do ICMBio, 1.570 policiais ambientais dos estados e 900 bombeiros estaduais.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite concorda que a participação de agentes ambientais no combate dos incêndios florestais será fundamental nesse momento.

A Polícia Federal vai ficar responsável pelas peças ações de inteligência e apoio logístico. Já a Polícia Rodoviária Federal vai coordenar a segurança nas rodovias federais.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha pede cobrança de mais impostos sobre bebidas açucaradas

O excesso de açúcar é um dos responsáveis por cerca de três milhões de brasileiros com obesidade ou sobrepeso. O diabetes atinge a maior parte desses adultos, seguido pelas doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Baixar arquivo
Política

Sem acordo deputados adiam votação da MP de manutenção de emprego

Por falta de acordo foi adiada, mais uma vez, a votação da  Medida Provisória  que cria o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A MP  enfrenta resistência porque o relator, deputado Christino Áureo,incluiu vários outros temas no texto, como mudanças na CLT.

Baixar arquivo