Amazônia, Cerrado e Pantanal ganham plano de combate a queimadas

Ação vai envolver mais de seis mil profissionais

Publicado em 22/07/2021 - 14:22 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O período de seca já chegou, e com ele uma preocupação: os incêndios florestais. Para tentar reduzir as queimadas, quase seis mil agentes vão atuar na prevenção e investigação de incêndio na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Os agentes vão trabalhar na Operação Guardiões do Bioma, que vai acontecer de agosto a novembro deste ano. Trata-se do Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, lançado nesta quinta-feira (22).

As ações vão envolver os Ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Regional, mais as secretarias de Meio Ambiente e de Segurança Pública nos seguintes estados: AC, AM, AP, MA, MS, MT, PA, RO, RR, TO e GO. 

O ministro da Justiça, Anderson Torres, salientou que as ações serão intensas, tanto para prevenir e combater incêndios florestais, como também para reprimir queimadas criminosas:

A Operação Guardiões do Bioma vai integrar a União e os estados. Isso porque vão participar 200 bombeiros e PMs da Força Nacional, quase 1.650 agentes do PrevFogo do Ibama, mais de 1.420 brigadistas do ICMBio, 1.570 policiais ambientais dos estados e 900 bombeiros estaduais.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite concorda que a participação de agentes ambientais no combate dos incêndios florestais será fundamental nesse momento.

A Polícia Federal vai ficar responsável pelas peças ações de inteligência e apoio logístico. Já a Polícia Rodoviária Federal vai coordenar a segurança nas rodovias federais.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo