Baleias voltam a ocupar antigas áreas para reprodução

Entre as principais espécies estão a Jubarte e a Franca

Publicado em 20/07/2021 - 12:06 Por Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 35 anos depois de o Brasil aderir à proibição de caça comercial de baleias, a costa brasileira vê a quantidade de animais saltar de cerca de 800 indivíduos na década de 80 para aproximadamente 20 mil. Atualmente as baleias estão reocupando as áreas antigamente utilizadas por elas para a reprodução. Entre as principais espécies estão a baleia Jubarte e a Franca.

E para quem gosta de fazer a observação desses mamíferos, 2021 tem sido excepcional para a atividade. De acordo com o projeto Baleia à Vista, se no ano passado, entre abril e outubro foram vistas cerca de 90 baleias jubarte no litoral do país, neste ano, até o momento já foram registradas mais de 150.

Cofundador do projeto Baleia a Vista, Júlio Cardoso trabalha com educação ambiental a fim de proteger as baleias e permitir que a observação seja um evento saudável. Ele dá algumas dicas.

Mas a quantidade de jubartes juvenis e magras na região sul do país têm chamado a atenção de pesquisadores e entidades de proteção. A hipótese, segundo a bióloga marinha especialista em baleias Daniela Abras, é a redução de alimento na região Antártica, no entanto ainda é necessário realizar estudos nesse sentindo.

A chegada desses mamíferos aquáticos se antecipou em, pelo menos, um mês no município de Ilhabela, em São Paulo; e desde abril a região tem observado a entrada das baleias que saem da Antártica e migram para as águas tropicais. De lá, elas seguem para a região de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo