Baleias voltam a ocupar antigas áreas para reprodução

Entre as principais espécies estão a Jubarte e a Franca

Publicado em 20/07/2021 - 12:06 Por Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 35 anos depois de o Brasil aderir à proibição de caça comercial de baleias, a costa brasileira vê a quantidade de animais saltar de cerca de 800 indivíduos na década de 80 para aproximadamente 20 mil. Atualmente as baleias estão reocupando as áreas antigamente utilizadas por elas para a reprodução. Entre as principais espécies estão a baleia Jubarte e a Franca.

E para quem gosta de fazer a observação desses mamíferos, 2021 tem sido excepcional para a atividade. De acordo com o projeto Baleia à Vista, se no ano passado, entre abril e outubro foram vistas cerca de 90 baleias jubarte no litoral do país, neste ano, até o momento já foram registradas mais de 150.

Cofundador do projeto Baleia a Vista, Júlio Cardoso trabalha com educação ambiental a fim de proteger as baleias e permitir que a observação seja um evento saudável. Ele dá algumas dicas.

Mas a quantidade de jubartes juvenis e magras na região sul do país têm chamado a atenção de pesquisadores e entidades de proteção. A hipótese, segundo a bióloga marinha especialista em baleias Daniela Abras, é a redução de alimento na região Antártica, no entanto ainda é necessário realizar estudos nesse sentindo.

A chegada desses mamíferos aquáticos se antecipou em, pelo menos, um mês no município de Ilhabela, em São Paulo; e desde abril a região tem observado a entrada das baleias que saem da Antártica e migram para as águas tropicais. De lá, elas seguem para a região de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo