Comissão debate relação entre alterações ambientais e pandemia

Mundo pode perder 5 trilhões de dólares pelo impacto com a pandemia

Publicado em 09/07/2021 - 13:19 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Participantes da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado debateram hoje (9) de que forma as alterações no meio ambiente se relacionam com a atual pandemia e como a preservação ambiental pode evitar a ocorrência de novas emergências sanitárias.

A pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Nelzair Vianna trouxe dados sobre a relação entre as alterações ambientais e a migração de vetores virais, causadores de doenças. O desmatamento e o aquecimento global são fortes responsáveis por surgimentos de novas doenças e têm relação até com as doenças mentais.

Segundo a pesquisadora, de acordo com uma publicação da revista Science em 2020, o mundo pode perder 5 trilhões de dólares pelo impacto com a pandemia, enquanto os custos com prevenções seriam de 18 a 27 bilhões de dólares por ano. Neuzair ressaltou que hoje a economia trabalha com o desgaste dos recursos naturais e é imperativo mudar o cenário.

Outro participante desta audiência foi Francisco Milanez, representante da Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente Natural. Ele enfatizou a atual fragilidade do sistema imune de seres humanos por causa, entre outras questões, do uso de agrotóxicos e alimentos não saudáveis.

Outra convidada foi Mariana Ferreira, gerente de ciências da organização WWF Brasil, que apontou retrocessos do país em relação ao meio ambiente durante a pandemia.

A sessão remota atende ao requerimento da senadora Eliziane Gama, complementado pelo presidente do colegiado, senador Confúcio Moura. Os parlamentares se basearam no relatório Fronteiras 2016: questões emergentes de preocupação ambiental, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que apontou o desmatamento como fator de aumento das zoonoses, doenças repassadas por animais aos seres humanos.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo