Macacos bugios são reintroduzidos na Floresta da Tijuca

​Dois animais adultos, um macho e uma fêmea foram soltos

Publicado em 07/07/2021 - 21:19 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Aos 60 anos de sua transformação em uma Unidade de Conservação Permanente, completados nesta semana, a maior floresta urbana replantada do mundo, a Floresta da Tijuca, traz de volta uma espécie desaparecida há mais de 200 anos: os macacos bugios.

Dois animais adultos, um macho e uma fêmea foram soltos em períodos diferentes. Se encontraram e procriaram. O casal Kala e Juvenal teve quatro filhotes. Em breve, mais animais serão liberados, segundo o biólogo Marcelo Reingantz.

A iniciativa faz parte de um programa de reintrodução de bugios no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Refauna, que  se iniciou em 2015. Uma parceria entre universidades do Rio de Janeiro e várias outras instituições como o ICMBio, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio e a Fiocruz.

Os macacos bugios se alimentam somente de folhas e frutos. Andam em grupo e são conhecidos pelo “ronco”, que pode atingir longas distâncias. Por conta do desmatamento e da caça, estavam extintos no Rio. No entanto, pesquisadores verificaram uma interação deles com mais de 60 espécies vegetais, bem como de cerca de 20 espécies de besouros,  importantes  dispersores de sementes.

Edição: Leila dos Santos e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo