Ataques de morcegos em Coari (AM) podem ser devido ao desmatamento

Publicado em 31/08/2021 - 18:02 Por Fernando Reis - Repórter do Sistema de Comunicação Encontro das Águas - Manaus

Casos de ataques de morcegos em comunidades ribeirinhas em Coari, no interior do Amazonas, estão sendo investigados e tratados com medicamentos antirrábicos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado. Os ataques aconteceram no início de agosto e além de seres humanos, animais de estimação também foram mordidos por morcegos.

Foram 20 ataques de morcegos em seres humanos entre 1 e 39 anos de idade e animais de estimação, como gato e cachorro. Eles aconteceram entre os dias 01 e 11 de agosto, em comunidades ribeirinhas do município de Coari, localizado no rio Solimões, distante 363 quilômetros da capital amazonense, Manaus.  

Após os ataques, uma equipe epidemiológica da Fundação em Vigilância em Saúde FVS, está no local e tem como gerente, o epidemiologista Elder Figueiredo que detalhou as ações que estão sendo realizadas in loco e fez um alerta aos que criam animais domésticos. Ele lembra da importância de fazer a vacinação dos animais domésticos, como cães e gatos, que podem tanto transmitir doença contraídas após as mordidas dos morcegos, quanto se infectarem e terem problemas de saúde.

O gerente da FVS do Amazonas destacou também que os ataques são em decorrência das moradias estarem próximas às novas áreas desmatadas das florestas onde existe grande probabilidade de ser o habitat natural dos morcegos.

Os sintomas da raiva são mal estar em geral, pequeno aumento de temperatura do corpo, anorexia, cefaleia, náuseas, entorpecimento, irritabilidade e dor de garganta.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo